quarta-feira, 30 de novembro de 2011

os conflitos marabaense

No Pará, há conflitos como esse, acontecendo por todo o Brasil. é essas causas que acontece apreensão, mortes e muitos outros casos. Marabá por ser uma cidade muito grande, é uma cidade que mais fica marcada por desmatamento, o IBAMA: O IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, é uma autarquia federal, foi criado pela Lei 7735/89, de 22 de fevereiro de 1989. Ele está vinculado ao Ministério do Meio Ambiente - MMA sendo o responsável pela execução da Política Nacional do Meio Ambiente e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural, exercendo o controle e a fiscalização sobre o uso dos recursos naturais. Ele proibi aqueles lugares que exploram as matas sem legalidade, essas pessoas são punidas por seus erros de cometerem cortes de árvores ilegais, o IBAMA, protege arvores, ele combate, os infratores de retirarem as belezas naturais, porque tirar, se você pode plantar uma nova, já que tirou uma grande árvore, plante outra e a preserve.


Uma das outras grandes causas, além do desmatamento, são as queimadas, isso acontece mais no verão, quando não tem nada de chuva mas quando tiver sol de mais, você pode perceber que haverá alguma queimada, umas da grandes causas,somos nos, vou lhe contar lhes de uma notícia que ocorreu no sudeste do pará:
Os animais e as plantas são os primeiros a sofrer os efeitos das queimadas. Em Parauapebas, Pará, os maiores focos são registrados em propriedades rurais. Agricultores da região têm usado o fogo para limpar e fazer o plantio, mas na maioria das vezes a queimada é feita sem orientação e o fogo acaba fugindo do controle. A Secretaria do Meio Ambiente de Parauapebas notificou dez produtores rurais no município.
Os bombeiros têm atendido uma média de três chamados por dia. Em um deles foi preciso interromper o tráfego na rodovia PA-275, uma das principais da região. O fogo começou em uma fazenda e chegou rápido às margens da estrada.
O cuidado é redobrado na Floresta Nacional de Carajás. Um painel colocado na entrada da reserva informa que o período é de risco de incêndio. Neste ano foram registrados quatro focos, todos foram controlados. Umas das outras causas de queimadas é a causa de fumo, pessoas no brasil batem recorde de maior consumo de TABACO, vou contar uma história que ocorreu de verdade com uma das construtora desse blog, a Bruna disse que:
                                   Meu primo foi la para casa fumando e quando terminou de fumar jogou o TABACO no outro lado ,nos matos e pegou fogo porque estava fazendo muito sol .




Desmatamentos
Desmatamentos
Por fim, vem as florestas, como folhagem mais densa e árvores altas, cujas raízes impedem que as camadas férteis do solo sejam "varridas" pelas chuvas. As sombras produzidas pela copa das árvores preservam as nascentes e os lençóis freáticos. O funcionamento harmonioso desse conjunto significa vida para a mata. As bromélias, plantas de rara beleza, brotam no chão ou em caules, servindo de reservatórios d'água para insetos, pássaros e pequenos animais como o mico-leão. Estes por sua vez, funcionam como dispersores de "sementes" que jogam no chão depois de comer a polpa das frutas.
Desmatamentos
Durante os primeiros 350 anos de História do Brasil, o extrativismo foi ininterrupto e intenso. Nos últimos 150 anos, não sobrou muito o que contar. Ambientalistas alertam para o pouco que sobrou da floresta que só chega a aproximadamente 86 quilômetros quadrados, já beira o limite de sobrevivência de várias ecossistemas. Neles sucumbem muitos das espécies nativas de nossa flora e fauna e o que ainda parece pior, a Mata Atlântica pode desaparecer em 50 anos como o ritmo de destruição em que esta.
Desmatamentos
Em 1500, quando Pedro Álvares Cabral chegou à Bahia, uma exuberante floresta cobria quase todo o litoral do Brasil e avançava também por centenas de quilômetros no interior.
Desmatamentos
Desmatamentos
A Mata Atlântica e seus ecossistemas associados abrangem 17 estados do Rio Grande do Sul ao Piuaí, totalizando mais de 12,9 milhões de quilômetros quadrados. Cinco séculos depois, a mata é uma pálida sombra do que já foi. Pagou o preço por receber a maior parte da população brasileira e foi definhando, até chegar a 7,4 de sua cobertura original. Mesmo assim, continua sendo um dos ecossistemas mais ricos do planeta, abrigando 58 espécies de aves (38% das quais só existem na Mata Atlântica) e 131 espécies de mamíferos (23% só encontradas nessa floresta). Tem também a maior riqueza de árvores do mundo.
O clima dentro dos continentes é muito diferente do clima sobre os oceanos, mostrando que a atmosfera é fortemente influenciada pelo que acontece na terra abaixo. É certo que ocorrerão algumas mudanças no clima amazônico devido ao desmatamento. Estas mudanças podem estender-se ao resto da América do Sul e possivelmente ao resto do mundo. O desmatamento e o equilíbrio de energia da superfície.
A compreensão dos motivos pelos quais isto ocorreria depende de uma avaliação do equilíbrio global de energia. Apenas cerca de 50% da energia solar terrestre, sendo o resto refletido ou absorvido pelo ar e pelas nuvens. A maior parte desta energia é re-introduzida no ar através da evaporação, e o calor "latente" armazenado no vapor d'água pode ser então transferido por longas distâncias antes de ser liberado pela chuva.
Desmatamentos
A energia usada para aquecer diretamente o ar, chamada de "sensível" ou fluxo de calor convectivo, tem apenas um terço da magnitude e é irradiada ao espaço mais rapidamente. O responsável cerca de 15% da energia solar que chega à atmosfera deixa o solo inicialmente sob a forma de radiação térmica, mas uma boa parte é reabsorvida para aquecer a atmosfera a uma temperatura de 30 graus. Isto ocorre basicamente pela interação com o vapor d'água e também como dióxido de carbono, o ozônio, o metano e outros gases de efeito estufa. As modificações da cobertura vegetal do solo altera o equilíbrio de energia. Os raios de Sol tem menos chances de serem refletidos porque penetram mais profundamente na floresta de grande altura.
Desmatamentos
Portanto, o desmatamento muda reflectividade da superfície da Terra de aproximadamente 10% para algo em torno de 30% em um posto de grama baixa ou de 40% em solo nu ou totalmente erodido. O desmatamento também modificará o equilíbrio entre a evaporação e o fluxo de calor convectivo de uma forma complexa que depende da reação das plantas ao clima e a água disponível no solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário